Uma página de curiosidades criou um post bem interessante sobre algumas curiosidades da banda Mamonas Assassinas. Uma banda de sucesso no final dos anos 1990, com fim trágico, que teve popularidade com hits como “Vira-Vira” e “Pelados Em Santos (Brasilia amarela)”. Nesse artigo, você verá 6 fatos marcantes sobre os lendários Mamonas Assassinas.
Quem foram Mamonas Assassinas?
Foi uma banda jovem formada por 5 rapazes com idades entre 23 e 28 anos, que tinha jeito icônico e envolvente, com estilo único. Suas músicas eram extravagantes e muito divertidas – rock cômico.
Os integrantes de Mamonas Assassinas eram Dinho (vocalista – 26 anos), Bento (guitarrista – 25), Júlio (teclado/instrumentos de tecla – 28 anos), Sérgio (baterista – 26 anos) e Samuel (baixo – 23 anos).
A banda fez tanto sucesso que as emissoras de TV da época disputavam acirradamente pela participação em seus programas de auditório. Era popularidade total nunca visto até então em território nacional.
Para se ter uma ideia, em 1995 foi lançado o único álbum gravado em estudio, que teve mais de 1 milhão e 800 mil cópias vendidas no Brasil.
Maiores sucessos
Relembre de algumas das músicas mais conhecidas da banda. Confira todos os clipes no YouTube, leia a letra e baixe.
Pelados Em Santos
Ler letra da música / Ver clipe / Baixar a música
Vira-Vira
Ler letra da música / Ver clipe / Baixar a música
O fim trágico do grupo
O grupo sofreu um acidente de avião em 1996, que levou seus integrantes a morte. Foi um susto para todo o Brasil e uma comoção nacional. Veja tudo sobre isto:
G1: Mamonas Assassinas: 25 anos após tragédia, os 7 hits que seguem como hinos dos anos 90
ISTOÉ: Acidente e morte dos Mamonas Assassinas completam 25 anos
Legião de fãs
Mesmo depois de tanto tempo, há uma legião de fãs que amam Mamonas Assassinas e seu legado em território nacional.
Legado para os brasileiros
A banda deixou legado muito importante no sentido de: “a vida é curta de mais para não ser vivida – para não aproveitar seus dias e se divertir mais”. Ou ainda: “Não tenho medo do futuro. Pois, o futuro não me pertence“.
Nossa ideologia é rir pra não chorar.
Mamonas Assassinas
Enfim, vamos falar sobre o post no Instagram?
Do que se trata o post?
É uma homenagem à banda. Traz histórias que talvez a maioria das pessoas não saiba sobre o grupo e os rapazes.
Quem publicou?
O post foi publicado pela página Curiosidades e Fatos no Instagram em 6 de agosto de 2021. Contando com mais de 445mil seguidores e 2.100 publicações, o perfil é um dos maiores em sua categoria nesta rede social.
Curiosidades e Fatos no Instagram
O perfil Curiosidades e Fatos trata de assuntos e curiosidades interessantes. Há posts sobre diversos assuntos como História, Personalidades, Arte, Economia, Tecnologia, Astronomia, Design e diversos outros.
Veja algumas outras publicações da página:
- De quem é o rosto nas cédulas do real?
- O que acontece se as abelhas fossem extintas?
- Nessa imagem há vários círculos. Quantos você consegue ver?
- Artista imaginou como seriam os monumentos no futuro se as mudanças climáticas continuarem
- Campanha criativa mostra o quanto o filme perde conteúdo em relação ao livro
Caso queira ver outros, siga para acompanhar mais, é bastante interessante!
Post no Instagram: 6 fatos marcantes sobre os lendários Mamonas Assassinas
Caso queira, pode entrar pelo link aqui.
As curiosidades sobre Mamonas Assassinas
Veja abaixo as curiosidades destacadas no post da rede social.
Fato 1:
Antes de baterem o martelo para o nome “Mamonas Assassinas”, existiam outras opções. Entre elas, estavam: “Tangas Vermelhas”, “Os Cangaçeiros do Teu Pai”, “Coraçõezinhos Apertados” e “Um Rapa da Zé”.

Fato 2:
Em apenas oito meses, os meninos estiveram em todos os estados do Brasil, deixando de passar apenas pelo Acre e Tocantins. Eles faziam uma média de três shows por dia.

Fato 3:
O símbolo dos Mamonas é uma homenagem à Volkswagem. Além de colocar uma Brasília e um Kombi em suas letras, a banda homenageou a construtora automotiva em seu símbolo: inverteram a logo da Volks na vertical e fizeram poucas alterações.

Fato 4:
Lançado em CD, LP e K7, o único álbum dos Mamonas Assassinas recebeu o certificado de Disco de Diamante da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD).

Fato 5:
“Pelados em Santos” ganhou o Troféu Imprensa de Melhor Música de 1995. O grupo também ganhou o prêmio de Revelação do Ano. O Troféu Imprensa foi entregue a parentes dos músicos.

Fato 6:
“Vira Vira” foi a segunda música mais tocada no Brasil naquele ano, e “Pelados em Santos” ficou em terceiro lugar. Ambas perderam apenas para “Take a Bow”, da Madonna.

Considerações finais
Os Mamonas Assassinas serão sempre eternos em nossa memória e coração. Sempre sentiremos orgulho de ter tido essa banda tão incrível. O post foi uma ótima forma de homenagem e entretenimento ao mesmo tempo. Todo nosso agradecimento à @curiosidadesefatos.